Trata-se de um cenário muito recorrente em análise espacial. Tendo uma camada\tabela composta por diversos polígonos, queremos “juntá-los” de acordo com valores distintos de um ou mais atributos (exemplo: de uma camada com os limites de freguesias, queremos obter os concelhos, ou, da COS ao 3º nível, obter o 2º ou o 1º)

Este artigo tem como objectivo mostrar como fazê-lo em Postgres\Postgis.

Tabela de exemplo

Como exemplo vou usar uma tabela como o seguinte formato:

[code language=“SQL”] CREATE TABLE tabela_1 (gid serial PRIMARY KEY, campo1 character varying(128), campo2 integer, geom geometry(MultiPolygon,27493); [/code]

tabela1_original_tabela

tabela1_original

Dissolver todos os polígonos

Em primeiro lugar podemos simplesmente agregar todos os elementos num multi-polígono único. Para tal usamos a função ST_Union().

[code language=“SQL”] SELECT ST_Union(t.geom) as geom FROM tabela_1 as t; [/code]

tabela1_union

Separar polígonos que não sejam contíguos

Se por outro lado não quisermos que o resultado apresente multi-polígonos usamos a função ST_Dump() recolhendo o campo da geometria.

[code language=“SQL”] SELECT (ST_Dump(ST_Union(t.geom))).geom as geom FROM tabela_1 as t; [/code]

tabela1_union_dump

Dissolver polígonos com base em valores dos campos

Se quisermos dissolver os polígonos que tenham valores iguais num ou mais campos, basta incluí-los na cláusula GROUP BY. Se quisermos que esses campos apareçam no resultado (geralmente queremos) há que referi-los no início do SELECT.

[code language=“SQL”] SELECT campo1, campo2, (ST_Dump(ST_Union(t.geom))).geom as geom FROM tabela_1 as t GROUP BY campo1, campo2; [/code]

tabela1_union_by_value

Nota 1: Para quem prefere usar interfaces gráficos, preencher formulários e clicar em botões, o uso de SQL para fazer este tipo de operações pode parecer demasiado complicado e até um pouco retrógrado. Mas uma coisa garanto, com alguma prática as dificuldades iniciais são ultrapassadas e os benefícios que se retiram deste tipo de abordagem são muito recompensadores.

Nota 2: Visualizar o resultado deste tipos consultas de agregação (que usam a cláusula GROUP BY) no QGIS pode ser desafiante, este artigo explica como ultrapassar essa dificuldade.